quinta-feira, 5 de julho de 2007

Pargo assado

Depois de um dia “amargo” apeteceu-me relaxar. Só duas coisas o fazem: viajar ou meter-me no meio dos tachos. Nem sempre tenho motivação para esta opção última, mas como não podia sair a meio da semana, então, sempre optei por colocar o avental. Bem sei que o DomPaulo o faria melhor, mas este também se comeu...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pargo Assado

1 pargo médio
1 cebola média
½ pimento verde
½ pimento vermelho
5 dentes de alho
2 tomates pequenos maduros
½ alho francês
Batatas novas q.b.
1 cálice de vinho branco (seco)
Sal, pimenta preta, limão e ½ knorr de peixe


Lavam-se muito bem as batatas pois irão a assar com a casca, e dão-se-lhes um pequeno corte longitudinalmente e secam-se bem com um pano. Salpique com um pouco de sal e reserve.
Entretanto limpe o peixe de escamas e espinhas, seque-o bem e tempere-o de sal e umas gotas de limão. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas fininhas. Descasque os alhos. Lave bem os pimentos e o alho francês e corte-os às rodelinhas. Lave bem os tomates e tire-lhes as sementes (eu gosto assim no assado – mas sempre pode tirar-lhe a pele). Corte-o em gomos relativamente finos. Coloque alguma cebola, alhos, tomate e pimentos dentro do peixe e recheio-o assim. Coloque a cebola num recipiente refractário, alguns dos alhos e acame o peixe. Disponha as batatinhas ao longo do peixe, o tomate, alhos e os pimentos. Tempere com um pouco de sal, pimenta moída na hora, salsa e alho seco (mistura pré-comprada), e regue com o vinho. Leve a assar em forno quente (200º) e acompanhe com uma salada.