sexta-feira, 27 de julho de 2007

Bolo de ameixas frescas, nozes e amêndoas

Fiz ontem este bolo já que as ameixas que tinha no frigorífico estavam quase a degradar-se. Devo dizer que adorei! É um bolo maravilhoso, fofinho e muito bom. A receita é da nossa querida Elvira e para ela vai o meu particular beijinho de agradecimento.

Nota: Como não tinha o peso total em amêndoas juntei miolo de noz. Delicioso!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ingredientes para 6 pessoas:

- 400 g de ameixas frescas
- 250 g de farinha para bolos com fermento*
- 200 g de manteiga amolecida
- 175 g de açúcar
- 100 g de amêndoa moída
- 50 g de amêndoa laminada
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- manteiga para untar
- açúcar para polvilhar

* ou 250 g de farinha + 2 colheres (chá) de fermento em pó
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma redonda (sem buraco) com papel vegetal e untar o papel com manteiga. Reservar.
Lavar e secar as ameixas. Eliminar os caroços e cortar as ameixas em gomos grossos. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Juntar os ovos um a um, sem parar de bater. Adicionar o leite e misturar. Juntar a baunilha, a farinha e a amêndoa moída. Bater muito bem.
Deitar metade da massa na forma e juntar os gomos de ameixa. Cobrir com a massa restante e polvilhar com as amêndoas laminadas.
Levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito ou uma lâmina fina. Retirar o bolo do forno e polvilhar com um pouquinho de açúcar.
Deixar amornar antes de desenformar. Desenformar delicadamente e eliminar o papel vegetal. Servir o bolo levemente morno ou frio.

Sparghetti com peru no forno

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Mais um ensaio para as "Comidinhas do dia-a-dia: Sobras" da nossa querida Akemi. Umas sobras de peru estufado e um pacote aberto de Sparghetti fez ontem as maravilhas do meu jantarinho. Abri uma excepção aos carbohidratos, mas em pequena dose. Nunca tinha feito este prato com Sparghetti e adorei! Espero que gostem também.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Peru com Sparghetti no forno

Ingredientes:
Sobras de peru, também pode ser outra carne branca (estufado ou assado)
1/2 pacote de esparguete
1 tomate limpo de peles e sementes
Cravos de cabecinha q.b.
1 embalagem de queijo ralado
1 ovo
Azeitonas
Salsa

Modo de proceder:

Coloca-se na panela o esparguete inteiro, sem o partir, e deixa-se cozer cerca de 8 minutos, enquanto isso desossa-se e desfia-se o frango. Leva-se alguns bocados de peru ao “1, 2, 3” para ficar um pouco mais moído. Bate-se um ovo com a salsa e mistura-se à carne. Corta-se o tomate em cubos pequenos.Quando o esparguete estiver cozido, colocam-se os ingredientes numa travessa de barro ou pirex, que possa ir ao forno, em camadas começando pelo esparguete, de seguida metade do tomate em cubos, o frango, novamente o tomate. Polvilhe de azeitonas a gosto e queijo ralado, leva-se ao forno até que comece a ferver e a parte de cima esteja gratinada.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nota: Não coloquei sal nem pimenta, uma vez que aproveitei o sabor da carne estufada. Pode sempre adicionar e rectificar temperos a gosto.