sexta-feira, 6 de julho de 2007

Ossos de suã com legumes

Já há algum tempo que andava para fazer uma receita com ossos de suã. Isto porque, em tempos e de visita a uma amiga minha em Chaves, a mesma presenteou-me com este prato, mas bem mais “generoso” em fumados e em vez de feijão manteiga (que era o único que tinha na arca congeladora e que bem precisava que lhe desse uso) usou feijão branco. Bem, ao contrário do que possa parecer, é um prato que se come bem e satisfaz bastante pois é praticamente feito com hortaliças. E nestas coisas das hortaliças bem posso comer à-vontade. Eu sei que o tempo não está para comidas quentes, mas esta...é uma receita um pouco rústica mas muuuito saborosa!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ossos de suã com legumes

4 a 5 ossos de sua
½ couve lombarda
4 rodelas de courgette
200 gr de feijão verde
100 gr de feijão manteiga (ou outro)
3 a 4 alhos
3 a 4 rodelas de alho francês
1 cebola
Azeite, sal, cominhos, pimentão, Knorr de carne

Leva-se uma panela ao lume com água e deixe ferver. Tempere de sal, junte os alhos, a cebola e o alho francês, o Knorr de carne e os ossos, previamente bem lavados. Deixe ferver cerca de 15 minutos e retire os ossos do lume. Enquanto isso, lave bem a couve e corte em juliana (mais grossa). Descasque a courgette e corte em cubinhos mais largos. Corte os extremos do feijão verde e corte em quadradinhos. Leve estes legumes, e bem assim a cozer na água onde estiveram a cozer os ossos, com excepção da courgette que só deve ser junta cerca de 4 a 5 minutos antes de considerar os legumes cozidos. Volte a colocar novamente os ossos na panela e tempere com cominhos, pimentão e se achar que precisa de água, volte a rectificar os temperos.
Pode servir com arroz branco, ou então, colocar umas batatas cortadas em cubos.

Leite-Creme

Acho que todas as pessoas sabem fazer leite-creme. Eu sou um pouco trapalhona e gulosa e sempre que faço nunca é da mesma maneira. Ora aproveito o leite creme em pacote que comprei e adiciono um pouco mais de gemas e leite, ora coloco leite condensado... enfim, nunca sigo uma receita certa.
Normalmente coloco-o em tacinhas de barro e depois de frio caramelizo com o maçarico de cozinha. Bem... andei uns tempos à procura de um maçarico de cozinha e só o encontrei no “El Corte Inglês” de Gaia, e foi um pouco carote... Mas hoje dou por bem empregue o dinheiro e estou muito satisfeita.


Vi hoje, num delicioso blog Colher de Pau uma receita
de leite-creme que acho que é das melhores que já li e por isso coloco aqui como um modelo a seguir.

Coloco umas fotos do meu leite-creme pois a mais-valia é o maçarico de cozinha que comprei há uns tempos e que faz um delicioso caramelizado! Como adorei a sugestão desta receita da nossa Colher de Pau, fica aqui o meu aplauso e as fotos do meu leite-creme e do maçarico.

A Receita é da Colher de Pau

Para o Leite Creme:

3 gemas
150gr de açúcar
30gr de farinha
0.5l de leite
1 casca de limão
1 pau de canela

Preparação:
Comece por preparar o leite creme. Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão. Entretanto, num tacho, misture o açúcar com a farinha e junte o leite já fervido e ao qual retirou a canela e o limão. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar.Junte depois, e fora do lume as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume durante 1 ou 2 minutos para cozer as gemas. Deixe arrefecer.
Caramelize a gosto.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Caril de Tamboril e Camarões

Ando um pouco “saturada” do peixe grelhado e assado, já que raramente como carne durante a semana e peixinho grelhado é coisa que não falta à minha mesa. Esqueci-me de tirar peixe para grelhar antes de sair de casa e quando cheguei não tinha grande vontade para estar à espera que descongelasse. Estava mais cansada e o que queria mesmo era fazer algo bom, rápido e que me levasse ao sofá o mais rápido possível. Dei asas à imaginação e com o que tinha em "congelados" fiz um jantarinho rápido delicioso e exótico. Como sobremesa foi uma taça (pequena, pois a dieta impera) de gelado de maracujá e morango (feito por mim claro). ;)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Caril de Tamboril e Camarões

Ingredientes:

Tamboril (lombinhos)
Camarões Tigres
Miolo de Camarão
Cebola
Alhos
Sal qb
1 Malagueta piripiri
Azeite
Açafrão
Caril
1 Folha de Louro

Modo de proceder:

Façam um refogado com cebola alho e azeite. Quando a cebola estiver transparente coloque os camarões e o tamboril, um pouco de água, muito pouco, tempere de sal, metade de um Knorr de marisco e a folha de louro. Deixe levantar fervura e coloque o caril e o açafrão deixando ferver durante aproximadamente 8 a 10 minutos. Rectifique os temperos e retire do lume. Coloque o peixe numa travessa e salpique com salsa picada. Sirva com arroz basmati.