terça-feira, 26 de junho de 2007

Maçãs assadas com mel, nozes e amêndoas

Nunca tinha feito maçãs com canela, já que não sou apreciadora do gosto. Mas deve-me estar para acontecer alguma, pois hoje atrevi-me a colocar um pau de canela nas maçãs para assar e digo-vos que voltarei a repetir a experiência.
Bem… o xarope que fica depois de arrefecer é tão bom que custa ficar indiferente. O maridinho, que não come nada quente em sobremesas (ao contrário de mim que só gosto delas quentes ou mornas) hoje abriu excepção e aviou uma maçã, deixando a outra para o “lanchezinho” da noite e já piscou o olho ao gelado de morango que fiz há pouco tempo. Pouco guloso…
Desculpem o excesso das fotos, mas apesar da má qualidade das mesmas... achei-as tão lindas!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

3 maçãs
Mel, nozes e amêndoas a gosto.
3 paus de canela

Lave muito bem as maçãs e retire-lhes o caroço com a ajuda de uma faca ou um utensílio próprio. Coloque o pau de canela nesse buraco, e coloque para dentro o mel, assim como a amêndoa torrada e/ou nozes picadas. De seguida espalhe mel por cima e leve a forno quente a 180º.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Dourada grelhada com mandioca e curgete assada em limão

Devo dizer que ando “numa onda” de experimentar coisas que nunca comi. Ontem foi inhame. Hoje mandioca. São muito idênticas quanto à textura e atrever-me-ia a dizer que o são também em relação ao sabor. Mas… se voltar a fazer é de outra forma. Talvez frita ou em jeito de puré a acompanhar carne picada bem temperada e picante. Se me servirem mandioca, eu como. Mas será coisa que voltarei a comprar ou comer… quando tiver saudades…

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

1 dourada média
2 mandiocas médias
1 curgete média
1 limão médio


Depois de limpa de tripa e escamas, tempere a dourada com sal e deixe assim por meia hora para tomar gosto.
Descasque a mandioca, corte a meio e retire o talo duro do meio e corte em pedaços pequenos. Leve-a a cozer em água fervente com um pouco de sal até ficar macia.
Coloque a dourada a grelhar. Corte a curgete ao meio e tempere com sumo de limão, pouco sal e ervas aromáticas. Corte o limão em rodelas e corte estas rodelas a meio, intercalando as curgetes com as rodelas. Leve ao forno a assar até ficarem macias.

Confesso que sou "viciada" em limão e são poucas as comidas em que este fruto não "apareça"... desculpem o exagero de limão da receita e façam-na, por favor, ao vosso gosto.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket