Molotof é um dos doces que a minha família mais gosta, especialmente o meu pai. Para ele, que está doente e que só pode comer sobremesas com esta suavidade, vai este post. É dos poucos doces que come e por isso faço esta maravilha, frequentemente, só para ele. Aqui estão algumas fotos.




Molotof
10 claras
200grs. de acucar
2 colheres de sopa de caramelo líquido
2 colheres de sopa de caramelo líquido
Caramelo líquido e margarina q.b.
Creme:
1 lata de leite condensado
Igual medida em leite
1 colher de maizena
2 a 3 gemas
Igual medida em leite
1 colher de maizena
2 a 3 gemas
Bata muito bem as claras e quando estiverem em castelo forte acrescente o açúcar. Há quem faça com essa quantidade de açúcar caramelo e vá acrescentando às claras (a minha mãe faz assim) com muito cuidado.
Barre os lados de uma forma com margarina e o fundo com caramelo líquido e leve a cozer em banho-maria ao forno, previamente aquecido a 180º. Passados 12 minutos desligue o forno e abra a porta com muito cuidado, retirando passados uns 5 a 10 minutos.
Entretanto,Misture a maizena com o leite e coe tudo para que fique sem grumos. Leve ao lume num tacho o leite condensado, o leite e as gemas (previamente passadas por um coador para não engrumar), deixe ferver e formar o creme. Retire do lume e deixe arrefecer.
Verta o creme por cima do molotof e enfeite com algumas amêndoas ou nozes.
Muitas vezes faço o creme com doce de ovos ou até com chocolate, acrescentando ao creme acima metade de um chocolate Pantagruel (o único que utilizo na cozinha).
Espero que tenham gostado.