quinta-feira, 19 de julho de 2007

Molotof

Aprendi a fazer molotof com a Paulinha. Com ela hei-de aprender a fazer tortas, ou melhor... a enrolá-las! Ando mesmo cismada porque não consigo fazer uma torta de jeito nenhum! Mas um dia...
Molotof é um dos doces que a minha família mais gosta, especialmente o meu pai. Para ele, que está doente e que só pode comer sobremesas com esta suavidade, vai este post. É dos poucos doces que come e por isso faço esta maravilha, frequentemente, só para ele. Aqui estão algumas fotos.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Molotof


10 claras
200grs. de acucar
2 colheres de sopa de caramelo líquido
Caramelo líquido e margarina q.b.
Creme:
1 lata de leite condensado
Igual medida em leite
1 colher de maizena
2 a 3 gemas

Bata muito bem as claras e quando estiverem em castelo forte acrescente o açúcar. Há quem faça com essa quantidade de açúcar caramelo e vá acrescentando às claras (a minha mãe faz assim) com muito cuidado.
Barre os lados de uma forma com margarina e o fundo com caramelo líquido e leve a cozer em banho-maria ao forno, previamente aquecido a 180º. Passados 12 minutos desligue o forno e abra a porta com muito cuidado, retirando passados uns 5 a 10 minutos.
Entretanto,Misture a maizena com o leite e coe tudo para que fique sem grumos. Leve ao lume num tacho o leite condensado, o leite e as gemas (previamente passadas por um coador para não engrumar), deixe ferver e formar o creme. Retire do lume e deixe arrefecer.
Verta o creme por cima do molotof e enfeite com algumas amêndoas ou nozes.

Muitas vezes faço o creme com doce de ovos ou até com chocolate, acrescentando ao creme acima metade de um chocolate Pantagruel (o único que utilizo na cozinha).
Espero que tenham gostado.

Estufado mediterrânico

A nossa querida Akemi lançou um novo desafio nas suas “comidinhas do dia-a-dia: as sobras! Ora, eu utilizo imenso sobras pois somos apenas duas pessoas e mesmo aqueles pratos de menor quantidade têm quase sempre sobras. É muito complicado fazermos comida para duas pessoas e normalmente eu “repito” ao almoço o que jantamos no dia anterior. É que almoço quase sempre sozinha e o normal é sopa. Mas quando sobram comidas que não podem esperar muito, lá tenho de ser eu a “rapa pratos”... que tristeza! :-/
Ora bem, eu vi hoje no blog da nossa querida Elvira,
esta receita. Achei que poderia fazer uma coisa semelhante já que tinha aqui umas sobras de carne de porco assada. Como ando numa de “limpeza à arca congeladora” e muito adepta da comida mediterrânica, lá me decidi por este repasto.
Peço mil desculpas à Elvira porque esqueci-me por completo das ameixas! Quando me sentei, exclamei um “óóh!” tão grande que o meu marido pensou que me tinha acontecido alguma coisa... Fica para a próxima!
Akemi, espero estar à altura do desafio!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Com algumas alterações pontuais e sem as ameixas a minha receita é um saudável e delicioso:

Estufado mediterrânico

- 300 g de carne de porco (cozida ou assada – lombo) cortada em cubos- 1 dl de azeite- 1 cebola picada finamente
- ½ pimento verde
- ½ pimento vermelho
- 2 dentes de alho
- 150 g de ervilhas
- 150 feijão manteiga
- 1 courgette
- 1 tomate maduro (grande)
- 100 g de abóbora
- 100 g de chuchu
- 3 rodelas de alho francês
- 2 dl de vinho do Porto
- 1 folha de louro- 1 colher (café) de mostarda de Dijon- sal- Umas hastes pequenas de salsa q.b.Tinha umas sobras de carne assada (lombo de porco) e cortei tudo em quadrados pequenos.
Leve a cebola, os alhos, ao lume com o azeite até estarem macios. Adicione o tomate limpo de peles e sementes, um pouco de água e deixe levantar fervura. Adicione de seguida as ervilhas e o feijão (ambos caseiros e congelados logo após terem sido colhidos, por isso demorou mais tempo a cozer), a folha de louro, o alho francês. Deixe cozer durante 15 minutos e depois adicione os restantes ingredientes, e deixe cozinhar mais uns 10 minutos. Ao servir retire a salsa e deite num recipiente para ir à mesa.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Muitas vezes temos pão que fica duro e agora no Verão é complicado termos pão fresco em casa. Cá em casa gostamos de acompanhar as refeições com um pouco de pão e quando fazemos estufados, colocamos pedacinhos de torrada no molho... uma delícia. Estou sempre a fazer torradas e por isso deixo aqui uma foto desses "aproveitamentos".