quarta-feira, 4 de julho de 2007

Queques de farinha de arroz

Hoje ando de “birra”. Pronto! Nada a fazer.
Fechei o escritório e vim para casa. (Acho que foi por causa da impressora que avariou e me deixou “com uns nervos”... fiz "beicinho" e tudo!!! :D :D).

Estava eu nas minhas viagens “catárticas” pelos blogs de culinária quando me lembrei que a minha querida amiga Risonha tinha feito uns “fabulásticos” queques de farinha de arroz que me deixou com os olhos “em bico” e que teve o mesmo efeito com o meu marido.
Por isso, meti mãos à obra e digo-vos que metade da “neura” já foi. Fiz estes queques em tão pouco tempo, e ainda trago o cheirinho na cozinha.
Risonha , “moça marafada”, alguém já te disse que as tuas receitas tiram a “birra”?
Olha, foi o que me aconteceu. ;)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Queques de farinha de arroz


100gr de farinha de arroz
2 colheres de chá de fermento
120gr de açucar
2 colheres de sopa de manteiga
4 ovos
1 colher de chá mal cheia de aroma de baunilha (líquido)
forminhas de papel plissado

Aquecer o forno a 160º. Numa tigela colocar a farinha, o fermento, o açucar, o aroma de baunilha e os ovos. Mexer com a colher de pau para envolver. Por fim juntar a manteiga derretida e mexer energicamente de modo a que fique uma massa homogénea.Colocar a massa directamente nas forminhas de papel plissado, tendo o cuidado de não as encher demasiado. Levar ao forno até a massa estar douradinha (cerca de 12 minutos).

A receita é da Winnie mas tirei daqui .


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Courgettes recheadas

Do quintal dos meus sogros vieram umas courgettes gigantones (como lhes chamo). Tirei uma foto delas juntamente com o telemóvel para terem uma pequena noção dos seus tamanhos. A maior tem cerca de 38/40 cm e 32 de diâmetro. Mas são muito saborosas. Então como gosto imenso de courgettes e tinha umas “carnes” no frigorífico, aproveitei para fazer este prato que foi aprovada por todos.
Penso que courgette é abóbrinha no Brasil (Elvira, ajuda-me querida!).



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Courgettes recheadas

1 courgette grande
Restos de carnes
Azeitonas
½ pimento verde
Temperos a gosto: sal, pimenta, louro, mostarda e sumo de limão.

Lave e corte as courgettes a meio, retirando-lhes o miolo e reserve. Aproveite as carnes que tiver, triture-as no “1, 2, 3”. Misture-lhes azeitonas sem caroço e pimento cortado em cubinhos. Adicione o miolo da courgette também cortado em pedaços. Leve tudo a uma panela onde previamente refogou um pouco de cebola, alho e uma folha de louro. Tempere a gosto e deixe apurar os sabores. Recheie as courgettes com este preparado e leve ao forno a assar durante 30 minutos. Fica suculento e muito bom!
Normalmente coloca-se queijo mas como estou em dieta, aproveitei para fazer assim.