terça-feira, 19 de junho de 2007

Lasanha de carne e legumes

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes:

200 g carne vaca picada

200 g de carne de aves (peru, frango) picada
4 salsichas frescas (brasileiras de churrasco)
100 g bacon
½ chouriço de carne
1 cebola média

4 dentes de alho
2 cenouras médias
100 g de ervilhas
½ pimento verde
1 c. sopa salsa picada
1 dl vinho branco

2 dl caldo de cubo de carne
2 c. sopa polpa de tomate
70 g margarina
Sal, pimenta, noz moscada e louro em pó q.b.
12 folhas de lasanha (aprox.)
50 g farinha
7 dl leite
queijo ralado q.b.
50 g margarina em "nozes"

Modo de proceder:

Coza as carnes e enchidos e pique-os, juntando-os todos num recipiente. Faça um refogado com a cebola e alho, e junte a carne, deixando alourar. Adicione a salsa picada, a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de carne. Tempere a gosto e deixe cozer em lume brando cerca de 15 minutos. Retire do lume e reserve.Coza a cenoura partida em quadrados pequenos, as ervilhas e quando estiverem praticamente cozidas junte-lhes o pimento, o qual deverá levar apenas uma fervura. Retire do lume, coe os legumes e reserve também.
Faça o bechamel de seguida: Derreta a margarina, polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite. Deixe cozer suavemente e retire do lume 5 minutos após ferver. Tempere com sal e pimenta.
De seguida, coza as folhas de lasanha, 4 de cada vez, em abundante água temperada com um pouco de sal e com uma noz de manteiga. Depois de cozidas, escorra-as em cima de um pano de cozinha húmido. Coloque num tabuleiro untado com margarina, 2 ou 3 folhas de lasanha, lado a lado. Regue, primeiro com o molho bechamel e depois com a carne e os legumes. Polvilhe com 1 colher de sopa de queijo ralado.Repita as operações até esgotar o molho de carne, os legumes e termine com uma camada de lasanha regada com molho béchamel. Polvilhe com o queijo ralado e a margarina em nozinhas. Leve a gratinar em forno moderadamente quente (200ºC) durante cerca de 45 minutos.


A receita base inspirei-me aqui