quarta-feira, 25 de julho de 2007

Tiramissú de ameixas vermelhas

Este fim-de-semana comemos um maravilhoso arroz de cabidela de galinha caseira, do qual nem fotos consegui tirar! Como sobremesa já me tinha decidido pelo Tiramissú que tinha visto no blog da minha Rainha Elvira e daí que a base da receita esteja aqui nesta receita de Tiramissú de morango. Alterei algumas coisas, como ter acrescentado um pouco de calda de açúcar, fervida com uma casca de laranja, não muito doce para que não se alterasse o sabor ácido da ameixa.
O engraçado é que com a calda que sobrou e com o puré de ameixa que fiz para molhar os palitos de champanhe (ou “Palitos de La Reine” como lhe chamo), fiz um delicioso “Xarope” que está reservado para algum crepe atrevido que apareça na minha mesa e que queira ser recheado com os gelados de morango e limão que tenho na arca.
Um beijinho à minha Rainha, mais uma vez, por toda a ajuda que me deu antes de fazer a receita.
Devo dizer, em nota última, que esta receita foi convocada para estar à nossa mesa no dia dos anos do meu Pai (9 de Agosto) pois todos comeram... repetiram ....e adoraram. Gulosos!!! ;-)


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A receita que fiz:
Ingredientes para 6 pessoas
- 250 g de queijo mascarpone
- 4 ovos do dia (gemas e claras separadas)
- 50 g de açúcar
- 20-30 palitos à la reine (biscoitos de champanhe)
- 600 g de ameixas vermelhas
- 1 cálice de licor de cereja (ginginha)
- cacau em pó q.b.

Para a calda:
- 200 g de açúcar
- 2 dl de água
- casca de laranja

Preparação
Fazer uma calda de açúcar, deixando ferver o açúcar com a água e a casquinha de laranja por 5 minutos. Reservar.
Remover as cascas e os caroços das ameixas. Separe cerca de 100 gr de ameixas limpas e as outras corte com cubos pequenos. Reservar.Bater as gemas com o açúcar até a mistura se apresentar esbranquiçada e fofa. Juntar o queijo mascarpone e envolver muito bem.Bater as claras em castelo firme e incorporá-las delicadamente ao preparado anterior. Reservar o creme.Triturar os 100 g de ameixas no liquidificador juntamente com o licor de ginja ou ginginha e adicionar um pouquinho da calda de açúcar ainda quente se o molho estiver demasiadamente espesso. Mergulhar rapidamente os biscoitos no molho de ameixas. Colocar uma camada de biscoitos no fundo de uma forma rectangular. Cobrir com 1/3 do creme e sobrepor metade das ameixas.Cobrir com 1/3 de creme, uma camada de biscoitos e os morangos restantes. Terminar com o creme restante e polvilhar com cacau em pó à gosto.Reservar no frigorífico por pelo menos 2 horas. Servir bem fresco.

Obrigada Elvira!

Hoje, quando abri a minha caixa de e-mail, tinha um simpático e-mail da nossa querida Elvira. Todos sabem a minha admiração por ela, e por isso lhe chamo a minha "Rainha". Já muito antes de ter criado o meu blog eu vinha visitar alguns blogs que hoje assino como preferidos, e o da Elvira era um deles.
Agora, sou presenteada com um banner lindíssimo do meu pintor preferido Renoir, feito pela minha Rainha! Estão mesmo a ver como hoje estou!... nem tenho palavras para descrever!

Elvira, minha Rainha, obrigada por tudo!
Beijinhos muito grandes!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket