O engraçado é que com a calda que sobrou e com o puré de ameixa que fiz para molhar os palitos de champanhe (ou “Palitos de La Reine” como lhe chamo), fiz um delicioso “Xarope” que está reservado para algum crepe atrevido que apareça na minha mesa e que queira ser recheado com os gelados de morango e limão que tenho na arca.
Um beijinho à minha Rainha, mais uma vez, por toda a ajuda que me deu antes de fazer a receita.
Devo dizer, em nota última, que esta receita foi convocada para estar à nossa mesa no dia dos anos do meu Pai (9 de Agosto) pois todos comeram... repetiram ....e adoraram. Gulosos!!! ;-)



A receita que fiz:
Ingredientes para 6 pessoas
- 250 g de queijo mascarpone
- 4 ovos do dia (gemas e claras separadas)
- 50 g de açúcar
- 20-30 palitos à la reine (biscoitos de champanhe)
- 600 g de ameixas vermelhas
- 1 cálice de licor de cereja (ginginha)
- cacau em pó q.b.
Para a calda:
- 200 g de açúcar
- 2 dl de água
- casca de laranja
Preparação
Fazer uma calda de açúcar, deixando ferver o açúcar com a água e a casquinha de laranja por 5 minutos. Reservar.
Remover as cascas e os caroços das ameixas. Separe cerca de 100 gr de ameixas limpas e as outras corte com cubos pequenos. Reservar.Bater as gemas com o açúcar até a mistura se apresentar esbranquiçada e fofa. Juntar o queijo mascarpone e envolver muito bem.Bater as claras em castelo firme e incorporá-las delicadamente ao preparado anterior. Reservar o creme.Triturar os 100 g de ameixas no liquidificador juntamente com o licor de ginja ou ginginha e adicionar um pouquinho da calda de açúcar ainda quente se o molho estiver demasiadamente espesso. Mergulhar rapidamente os biscoitos no molho de ameixas. Colocar uma camada de biscoitos no fundo de uma forma rectangular. Cobrir com 1/3 do creme e sobrepor metade das ameixas.Cobrir com 1/3 de creme, uma camada de biscoitos e os morangos restantes. Terminar com o creme restante e polvilhar com cacau em pó à gosto.Reservar no frigorífico por pelo menos 2 horas. Servir bem fresco.