
Bolo gelado da Brites
Fatias de bolo (chocolate, laranja, ou outro)
1 placa de massa folhada
Ananás, ou pêssego em calda (ou outros frutos)
Para o creme:
3 gemas
5 dl de leite
3 colheres de sopa de maizena
100 g de açúcar
1 pau de canela
1 raspa de laranja
Para o Chantilly:
2 pacotes de natas
6 colheres de açúcar
½ saca de chantilly em pó ou 2 saquetas de Fixechantilly
Calda:
200 gr de açúcar
1 dl de água
1 pau de canela
1 raspa de laranja
Corte o bolo em fatias fininhas e reserve.
Coza a placa de massa folhada e corte-a a meio no sentido horizontal.
Faça o creme: ferva o leite com o pau de canela e a raspa de laranja. Bata as gemas com o açúcar e dissolva a maizena num pouco de leite e coe por um coador de chá, de forma a que não forme grumos. Adicione o leite em fio aos ovos e leve a cozer num tacho em lume brando.
Faça a calda: Coloque todos os ingredientes num recipiente e leve a ferver durante 5 minutos. Pode adicionar Brandy ou outra bebida.
Faça o chantilly, juntando o pó de chantilly a meio de forma a que as natas fiquem bem consistentes.
Coloque num prato redondo algumas fatias de bolo e regue com um pouco da calda de açúcar. De seguida passe o creme, coloque o ananás em pedacinhos muito fininhos. Espalhe chantilly e de seguida uma parte da massa folhada. Novamente cubra com chantilly, de seguida o ananás, as fatias do bolo regadas com a calda, o creme, a outra parte da massa folhada. Deverá intercalar em camadas todos estes ingredientes, por forma a que no final fique o chantilly. Polvilhe com bolacha e amêndoa raladas. Leve ao congelador ou arca congeladora e meia hora antes de servir coloque no frigorífico.
Algumas notas: esta sobremesa é ideal para aproveitarmos algumas sobras de bolos (secos) e de massa folhada.
Eu acrescentei o chantilly em pó por forma a que o chantilly ficasse mais “sólido”, assim como para esse efeito, coloquei mais um pouco de maizena. É uma sobremesa fresca e muito boa.