quarta-feira, 11 de julho de 2007

Bolo gelado da Brites

No domingo, fizemos o tradicional churrasco de Verão, da família do meu marido. Como estava calor, achei que deveria apresentar uma sobremesa gelada e o resultado foi este.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolo gelado da Brites


Fatias de bolo (chocolate, laranja, ou outro)
1 placa de massa folhada
Ananás, ou pêssego em calda (ou outros frutos)

Para o creme:
3 gemas
5 dl de leite
3 colheres de sopa de maizena
100 g de açúcar
1 pau de canela
1 raspa de laranja

Para o Chantilly:
2 pacotes de natas
6 colheres de açúcar
½ saca de chantilly em pó ou 2 saquetas de Fixechantilly

Calda:
200 gr de açúcar
1 dl de água
1 pau de canela
1 raspa de laranja

Corte o bolo em fatias fininhas e reserve.
Coza a placa de massa folhada e corte-a a meio no sentido horizontal.
Faça o creme: ferva o leite com o pau de canela e a raspa de laranja. Bata as gemas com o açúcar e dissolva a maizena num pouco de leite e coe por um coador de chá, de forma a que não forme grumos. Adicione o leite em fio aos ovos e leve a cozer num tacho em lume brando.
Faça a calda: Coloque todos os ingredientes num recipiente e leve a ferver durante 5 minutos. Pode adicionar Brandy ou outra bebida.
Faça o chantilly, juntando o pó de chantilly a meio de forma a que as natas fiquem bem consistentes.
Coloque num prato redondo algumas fatias de bolo e regue com um pouco da calda de açúcar. De seguida passe o creme, coloque o ananás em pedacinhos muito fininhos. Espalhe chantilly e de seguida uma parte da massa folhada. Novamente cubra com chantilly, de seguida o ananás, as fatias do bolo regadas com a calda, o creme, a outra parte da massa folhada. Deverá intercalar em camadas todos estes ingredientes, por forma a que no final fique o chantilly. Polvilhe com bolacha e amêndoa raladas. Leve ao congelador ou arca congeladora e meia hora antes de servir coloque no frigorífico.


Algumas notas: esta sobremesa é ideal para aproveitarmos algumas sobras de bolos (secos) e de massa folhada.
Eu acrescentei o chantilly em pó por forma a que o chantilly ficasse mais “sólido”, assim como para esse efeito, coloquei mais um pouco de maizena. É uma sobremesa fresca e muito boa.

Frango assado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

1 frango médio
Temperos: sal, ervas aromáticas, alho, salsa, knorr de galinha, louro, pimenta, mostarda em pó, q.b.
1 cebola média
Azeite e água q.b.

Tempere o frango com pelo menos 2 horas de antecedência com os temperos acima indicados. Corte a cebola e rodelas fininhas e coloque dentro da travessa de barro, com azeite. Coloque o frango, assim temperado, ponha um pouco de água ou vinho branco e leve ao forno a 180º.
Sirva com arroz e legumes cozidos ou uma salada.

Também fiz coelho assado, mas como não gosto de coelho fiz este frango. Daí que na foto apareça coelho assado. A minha receita está
Aqui

Arroz de forno em caçarola de barro

Ontem recebi aqui uns amigos muito queridos. Achei que o assado de frango e coelho ficaria bem mais completo com um delicioso arroz de forno, feito em caçarola de barro, com presunto e uvas passas. Devo dizer que esgotou logo ao início do jantar! A minha mãe costuma fazer muitas vezes este arroz e coloca-lhe também pinhões. Fica muito solto e com um sabor muito bom.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Arroz de forno em caçarola de barro
(com presunto e uvas passas)

200 g de arroz (estufado ou basmati)
100 dl de água
100 gr de presunto cortado em bocadinhos.
30 gr de passas
1 cebola
1 dl de azeite
Salsa, sal, ½ Knorr q.b.


Pique a cebola finamente e leve-a ao lume com o azeite, e deixe que fique bem refogada. Adicione presunto e deixe fritar levemente. Junte o arroz e mexa tudo de forma a que não cole ao fundo nem nas paredes do tacho. Adicione água aos poucos e poucos, cerca de 3 a 4 adições, de forma a que na última a água apenas cubra ligeiramente o arroz. Junte o raminho de salsa e as uvas passas, deite numa caçarola de barro e leve ao forno até que o arroz esteja seco e cozido.