skip to main |
skip to sidebar
Já há algum tempo que andava para fazer uma receita com ossos de suã. Isto porque, em tempos e de visita a uma amiga minha em Chaves, a mesma presenteou-me com este prato, mas bem mais “generoso” em fumados e em vez de feijão manteiga (que era o único que tinha na arca congeladora e que bem precisava que lhe desse uso) usou feijão branco. Bem, ao contrário do que possa parecer, é um prato que se come bem e satisfaz bastante pois é praticamente feito com hortaliças. E nestas coisas das hortaliças bem posso comer à-vontade. Eu sei que o tempo não está para comidas quentes, mas esta...é uma receita um pouco rústica mas muuuito saborosa!
Ossos de suã com legumes
4 a 5 ossos de sua
½ couve lombarda
4 rodelas de courgette
200 gr de feijão verde
100 gr de feijão manteiga (ou outro)
3 a 4 alhos
3 a 4 rodelas de alho francês
1 cebola
Azeite, sal, cominhos, pimentão, Knorr de carne
Leva-se uma panela ao lume com água e deixe ferver. Tempere de sal, junte os alhos, a cebola e o alho francês, o Knorr de carne e os ossos, previamente bem lavados. Deixe ferver cerca de 15 minutos e retire os ossos do lume. Enquanto isso, lave bem a couve e corte em juliana (mais grossa). Descasque a courgette e corte em cubinhos mais largos. Corte os extremos do feijão verde e corte em quadradinhos. Leve estes legumes, e bem assim a cozer na água onde estiveram a cozer os ossos, com excepção da courgette que só deve ser junta cerca de 4 a 5 minutos antes de considerar os legumes cozidos. Volte a colocar novamente os ossos na panela e tempere com cominhos, pimentão e se achar que precisa de água, volte a rectificar os temperos.
Pode servir com arroz branco, ou então, colocar umas batatas cortadas em cubos.
Ando um pouco “saturada” do peixe grelhado e assado, já que raramente como carne durante a semana e peixinho grelhado é coisa que não falta à minha mesa. Esqueci-me de tirar peixe para grelhar antes de sair de casa e quando cheguei não tinha grande vontade para estar à espera que descongelasse. Estava mais cansada e o que queria mesmo era fazer algo bom, rápido e que me levasse ao sofá o mais rápido possível. Dei asas à imaginação e com o que tinha em "congelados" fiz um jantarinho rápido delicioso e exótico. Como sobremesa foi uma taça (pequena, pois a dieta impera) de gelado de maracujá e morango (feito por mim claro). ;)
Caril de Tamboril e CamarõesIngredientes:
Tamboril (lombinhos)
Camarões Tigres
Miolo de Camarão
Cebola
Alhos
Sal qb
1 Malagueta piripiri
Azeite
Açafrão
Caril
1 Folha de Louro
Modo de proceder:
Façam um refogado com cebola alho e azeite. Quando a cebola estiver transparente coloque os camarões e o tamboril, um pouco de água, muito pouco, tempere de sal, metade de um Knorr de marisco e a folha de louro. Deixe levantar fervura e coloque o caril e o açafrão deixando ferver durante aproximadamente 8 a 10 minutos. Rectifique os temperos e retire do lume. Coloque o peixe numa travessa e salpique com salsa picada. Sirva com arroz basmati.