sexta-feira, 6 de julho de 2007

Leite-Creme

Acho que todas as pessoas sabem fazer leite-creme. Eu sou um pouco trapalhona e gulosa e sempre que faço nunca é da mesma maneira. Ora aproveito o leite creme em pacote que comprei e adiciono um pouco mais de gemas e leite, ora coloco leite condensado... enfim, nunca sigo uma receita certa.
Normalmente coloco-o em tacinhas de barro e depois de frio caramelizo com o maçarico de cozinha. Bem... andei uns tempos à procura de um maçarico de cozinha e só o encontrei no “El Corte Inglês” de Gaia, e foi um pouco carote... Mas hoje dou por bem empregue o dinheiro e estou muito satisfeita.


Vi hoje, num delicioso blog Colher de Pau uma receita
de leite-creme que acho que é das melhores que já li e por isso coloco aqui como um modelo a seguir.

Coloco umas fotos do meu leite-creme pois a mais-valia é o maçarico de cozinha que comprei há uns tempos e que faz um delicioso caramelizado! Como adorei a sugestão desta receita da nossa Colher de Pau, fica aqui o meu aplauso e as fotos do meu leite-creme e do maçarico.

A Receita é da Colher de Pau

Para o Leite Creme:

3 gemas
150gr de açúcar
30gr de farinha
0.5l de leite
1 casca de limão
1 pau de canela

Preparação:
Comece por preparar o leite creme. Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão. Entretanto, num tacho, misture o açúcar com a farinha e junte o leite já fervido e ao qual retirou a canela e o limão. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar.Junte depois, e fora do lume as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume durante 1 ou 2 minutos para cozer as gemas. Deixe arrefecer.
Caramelize a gosto.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

11 comentários:

Elvira disse...

Essa sobremesa é a minha perdição! Acho que é até a minha favorita entre todas. E essa tua está cá com um aspecto... fantástico!

Beijinhos.

Cláudia A. disse...

Querida Carmem, experimentei leite creme pela primeira vez quando estive em Portugal, em 2004. Adorei a deicadeza do sabor e esse caramelo queimado em cima é absolutamente harmônico. Adorei sua receita.

Flor de Sal disse...

É verdade ! Nós somos vizinhas! Tu em Esmoriz e eu em Espinho!!!
Obrigada por dizeres onde compraste o maçarico. Ando á ke tempos atrás de um. Da proxima vez ke for ao El Corte Ingles de Gaia Vou comprar um de certeza!
E bom fim de semana, acho ke podemos ir para a praia. Se o "ventinho" deixar, claro! Que aki por esta "bandas" nunca se sabe!

Anônimo disse...

Leite creme é uma das minhas sobremesas preferidas, eu amo aquele açúcar caramelizado por cima... o problema é que, aqui onde vivo ainda não consegui encontrar maneira nem maçarico para queimar o açúcar, então já não faco desde que sai de Portugal, para minha tristeza :( mas não desisto, hei-de encontrar.
O teu ficou muito bonito.
Bjinhos ;)

Agdah disse...

Esse leite creme deve ser demais. Adorei seu maçarico, muito chique e charmoso.

Isabel Salvador disse...

adoro leite creme é das minhas sobremesas preferidas

bjokas para ti madrinha e para a colher de pau.bjokas

Joaninha disse...

Brites, um maçarico é um dos objectos que consta da minha "lista dos desejos" há uma data de tempo. Ainda nesta minha última ida à César Castro estive com um na mão, mas ou era isso ou o Flavour Shaker... :( que sortuda!!!! :)))
O leite creme é delicioso, a minha receita que vem deste os tempos da minha bisavó leva exactamente os mesmos ingredientes mas as medidas são colocadas mais ou menos a olho e a forma como os ingredientes se misturam é diferente. Adoro leite creme! :)
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Carmem esse leite creme está 5 estrelas pena que fique para outros lados.um bjs Natércia...

colher-de-pau disse...

Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios ao meu leite creme. Cá por casa tem sempre muitos apreciadores.(eu costumo fazer sempre o dobro, que dá uma travessa grande!)Quanto ao maçarico ainda não comprei, mas será a minha próxima compra.
Eu normalmente queimo o mei leite creme com um ferro de queimar electrico.
Obrigada!

Fer Guimaraes Rosa disse...

meu cunhado, que eh portugues, falou muito desse doce! vou querer fazer. ele contou que a mae dourava o acucar com uma chapa quente. talvez eu use o broiler do forno. :-) beijo,

Anônimo disse...

delisioso e o melhor leite creme do mundo . fiquei sem palavras !