terça-feira, 24 de julho de 2007

Potas estufadas com courgette

Eu sou uma adepta da comida mediterrânica e faço imensas vezes este tipo de refeições. Normalmente, durante a semana não como arroz, massa ou batatas, e por isso não veio na foto nenhum destes acompanhamentos.
É uma comida muito fácil de fazer, e que pertence às refeições do dia-a-dia. Espero que gostem.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Potas estufadas com courgette e abóbora


250 g depotas (usei tentáculos congelados)
1 courgette média
200 g de abóbora
½ pimento verde
Cebola, alho, louro, piri-piri, Knorr de marisco, azeite, sal, q.d.

Faça um refogado com a cebola e com o azeite e quando a cebola estiver macia, adicione os alhos, o louro, o pimento aos cubinhos e as potas (usei tentáculos de potas congeladas) e um pouco de água.
Deixe ferver, adicione um pouco de sal e se quiser metade de um Knorr de marisco e um piri-piri. Quando verificar que as potas estão quase cozidas, cerca de 10 minutos antes, adicione a courgette e as abóboras aos cubinhos pequenos e quando estiverem macios e cozidos apague o lume e sirva com arroz branco ou puré de batata.

Bolo de cenoura do Afonso

No dia em que fiz o bacalhau assado, para o jantar com os meus amigos, fiz este bolo pela primeira vez para o nosso amigo Afonso, já que a querida Sara me havia confidenciado ser o bolo preferido dele. Só não publiquei antes porque não sabia onde tinha as fotos... Vou-vos confessar uma coisa que me sucedeu: este bolo ficou um pouco húmido no meio, ainda que tenha sido cozido com uma forma de chaminé, o que me deixou frustrada pois queria que ficasse seco. Apesar de estar delicioso, não sei o que aconteceu, pois ficou um pouco húmido no fundo. Assim, se alguém quiser fazer este bolo, digam-me o resultado e o que sugerem. Isto porque vi várias receitas e fui tirando uma dica de uns e de outros e este foi o resultado.
Fiz um creme de chocolate, mas o Afonso não gostava do bolo recheado. Beijinhos para a Sarinha e para o Afonso.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolo de cenoura

3 cenouras grandes
1 pau de canela
Casca de laranja (sem a parte branca, q.b.)
1 colher de mel
1 colher sopa açúcar amarelo

5 ovos
150 g de açúcar
½ lata de leite condensado
250 g de farinha
1 dl de óleo de girassol
1 c. chá fermento




Descasque e corte as cenouras em cubos pequenos e leve a cozer com pouca água, juntamente com a casca de laranja e o pau de canela, adicionando o mel e o açúcar amarelo, até ficar macia. Coe a cenoura, retire a canela e a casca de laranja e deixe arrefecer. Faça em puré com a ajuda do “1, 2, 3” ou da varinha mágica.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e no fim acrescente 50 g de açúcar. Bata as gemas com o restante açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e adicione o leite condensado, o óleo e a cenoura continuando a bater. De seguida junte o fermento à farinha e vá adicionando à massa com movimentos muito suaves. No fim, envolva as claras na massa, também muito suavemente de forma a ficar um creme muito fofo. Leve ao forno a 150º até que esteja cozido. Para tal vá verificando com um palito e se espetar no bolo e sair seco então está cozido. Usei uma forma de chaminé para este bolo.