terça-feira, 24 de julho de 2007

Bolo de cenoura do Afonso

No dia em que fiz o bacalhau assado, para o jantar com os meus amigos, fiz este bolo pela primeira vez para o nosso amigo Afonso, já que a querida Sara me havia confidenciado ser o bolo preferido dele. Só não publiquei antes porque não sabia onde tinha as fotos... Vou-vos confessar uma coisa que me sucedeu: este bolo ficou um pouco húmido no meio, ainda que tenha sido cozido com uma forma de chaminé, o que me deixou frustrada pois queria que ficasse seco. Apesar de estar delicioso, não sei o que aconteceu, pois ficou um pouco húmido no fundo. Assim, se alguém quiser fazer este bolo, digam-me o resultado e o que sugerem. Isto porque vi várias receitas e fui tirando uma dica de uns e de outros e este foi o resultado.
Fiz um creme de chocolate, mas o Afonso não gostava do bolo recheado. Beijinhos para a Sarinha e para o Afonso.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolo de cenoura

3 cenouras grandes
1 pau de canela
Casca de laranja (sem a parte branca, q.b.)
1 colher de mel
1 colher sopa açúcar amarelo

5 ovos
150 g de açúcar
½ lata de leite condensado
250 g de farinha
1 dl de óleo de girassol
1 c. chá fermento




Descasque e corte as cenouras em cubos pequenos e leve a cozer com pouca água, juntamente com a casca de laranja e o pau de canela, adicionando o mel e o açúcar amarelo, até ficar macia. Coe a cenoura, retire a canela e a casca de laranja e deixe arrefecer. Faça em puré com a ajuda do “1, 2, 3” ou da varinha mágica.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e no fim acrescente 50 g de açúcar. Bata as gemas com o restante açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e adicione o leite condensado, o óleo e a cenoura continuando a bater. De seguida junte o fermento à farinha e vá adicionando à massa com movimentos muito suaves. No fim, envolva as claras na massa, também muito suavemente de forma a ficar um creme muito fofo. Leve ao forno a 150º até que esteja cozido. Para tal vá verificando com um palito e se espetar no bolo e sair seco então está cozido. Usei uma forma de chaminé para este bolo.

7 comentários:

anna disse...

Adoro bolos de cenoura, ainda mais com laranja...
Jokas.

Elvira disse...

Bolo de cenoura é um dos meus favoritos. Já tentaste combinar com sumo de laranja...? Muito bom!

Jinhos.

Natércia disse...

Menina já me deichaste de cabelos em pé com o teu bolo deve estar delicioso.um bjs Natércia))

Cláudia A. disse...

Sempre faço bolo de cenoura com ela crua. Nunca fiz com ela cozida. Vou tentar.

Flor de Sal disse...

Quando faço bolo de cenoura com cenoura cozida, espremo a cenoura, depois de cozida, dentro de um saco de pano, para escorrer bem.
Mas húmido ou não, bolo de cenoura é sempre muiiiito bom!!!

Cris disse...

Deve ficar estupendo, com laranja ainda .... wow!

Sara e Afonso disse...

Minha Querida:

Acredito que o bolo não tenha saído como esperavas....mas só te podes queixar do aspecto molhado...porque o sabor....huuuuummmm estava uma delicia, como aliás te dissemos na altura.
Ficamos muito lisongeados com o nome que deste ao bolo!

Beijos

PS : vi agora a tua receita de potas com courgettes e já não quero esperar mais...vou tentar imitar-te amanhã ao almoço. ( Sara )

Beijos dos amigos Sara e Afonso