segunda-feira, 25 de junho de 2007

Bolo com recheio de ovos moles e amêndoa

A noite de S. João quer sardinhas e broa de milho. Mas há sempre aqueles gulosos que no final do repasto (bem regado) sempre gostam de um doce para acompanhar a jeropiga. Optei por fazer este bolo de manhã, coloquei-o no frigorífico até ao momento de sair de casa e foi um sucesso. Se o fizesse agora era capaz de o regar com uma calda de água, açúcar e limão com um gostinho de rum ou outro licor de forma a ficar mais húmido.
O amarelinho é autêntico: deve-se aos ovos caseiros!...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ingredientes:

Massa:
6 ovos
250 g de açúcar
150 g de farinha
50 g de fécula de batata
50 g de margarina
1 c sopa essência de laranja
1 c café de fermento em pó
Sumo e raspa de meia laranja

Recheio:
10 gemas
2 dl de água
200 g de açúcar
1 casca de limão

Modo de proceder:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo firme, com umas pedrinhas de sal, e no final adicione 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as gemas com o açúcar restante e quando obter um creme esbranquiçado junte a margarina e o sumo e a raspa de meia laranja. Adicione a farinha em chuva com o fermento e envolva suavemente as claras. Leve ao forno , a 140º até estar cozido, em forma quadrada ou rectangular devidamente untada com banha e farinha.
Entretanto faça o recheio: separe as gemas das claras. Faça uma calda com o açúcar e a água, e deixe ferver durante 5 minutos. Um minuto antes deite a casca de limão e deixe ferver até ao final do tempo. Apague o lume e deixe a calda arrefecer um pouco.
Mexa as gemas suavemente para não levantar espuma, e adicione-lhes a calda de açúcar, em fio, de forma a que as gemas não cozam. Leve ao lume e deixe cozer até obter um creme espesso. Reserve.
Quando o bolo estiver cozido (espeta-se um palito e se sair seco está pronto), retira-se do forno e desenforma-se para cima de uma rede. Deixa-se arrefecer. Parta o bolo a meio, recheie as duas metades e polvilhe generosamente com amêndoa partida. Junte as duas metades barradas e proceda da mesma forma, barrando com doce de ovos e polvilhe com amêndoa.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ensopado de safio com inhame e quiabos

Foi a primeira vez que comi inhame. Devo dizer que gostei imenso do sabor. Em relação à textura, é muito semelhante à castanha cozida, e penso repetir em breve, desta vez frito ou em puré.
Quanto aos quiabos, devo dizer que não os dispenso neste tipo de pratos e gosto imenso da espécie de “gelatina” que deixam na boca. Como nasci em Angola, não dispenso o pirão nas caldeiradas ou ensopados e substituo sempre o pão do ensopado pelo pirão, que não é mais do que farinha cozida. Normalmente faço com farinha de milho branca, mas como só tinha da amarela, não teve qualquer problema (ficou mais macia, mas boa na mesma).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Ingredientes:

4 postas de safio
1 cebola média
4 rodelas de alho francês
4 dentes de alho
5 quiabos
5 inhames
½ pimento vermelho
3 a 4 colheres de sopa de óleo de palma
3 colheres de sopa de farinha de milho
2 dl de água
2 piripiris em grão
Sal e azeite q.b.

Modo de proceder:

Pica-se a cebola grosseiramente e leva-se ao lume com azeite suficiente para fazer um refogado em conjunto com o alho francês. Depois de a cebola estar refogada, junta-se água e tempera-se com sal, ½ Knorr de peixe, e o piripiri. Quando levantar fervura, junta-se o óleo de palma, as postas de safio, o inhame descascado e cortado em bocados grandes, os quiabos previamente cortados longitudinalmente, o pimento e deixe ferver até o peixe e o inhame estar cozido (cerca de 12 a 15 minutos).
Como não tinha pão alentejano descongelado, fiz pirão, que é uma receita obrigatória para mim (normalmente só eu é que como, em minha casa) e que acompanha todos os pratos de peixe que levem molho. Leva-se 2 dl de água (aprox.) a ferver com sal e uma colher de sopa de azeite. Deita-se a farinha numa tigela e vai-se juntando a água aos poucos para não ganhar grumos. Quando estiver tudo dissolvido, volta à panela e deixa-se cozer a farinha, mexendo sempre e em lume brando. Eu deixei cozer pelo tempo necessário ao peixe.
Se não gostar de pirão use fatias de pão alentejano ou outro pão do mesmo género, colocando-as no fundo da travessa onde vai servir o prato.