quinta-feira, 19 de julho de 2007

Estufado mediterrânico

A nossa querida Akemi lançou um novo desafio nas suas “comidinhas do dia-a-dia: as sobras! Ora, eu utilizo imenso sobras pois somos apenas duas pessoas e mesmo aqueles pratos de menor quantidade têm quase sempre sobras. É muito complicado fazermos comida para duas pessoas e normalmente eu “repito” ao almoço o que jantamos no dia anterior. É que almoço quase sempre sozinha e o normal é sopa. Mas quando sobram comidas que não podem esperar muito, lá tenho de ser eu a “rapa pratos”... que tristeza! :-/
Ora bem, eu vi hoje no blog da nossa querida Elvira,
esta receita. Achei que poderia fazer uma coisa semelhante já que tinha aqui umas sobras de carne de porco assada. Como ando numa de “limpeza à arca congeladora” e muito adepta da comida mediterrânica, lá me decidi por este repasto.
Peço mil desculpas à Elvira porque esqueci-me por completo das ameixas! Quando me sentei, exclamei um “óóh!” tão grande que o meu marido pensou que me tinha acontecido alguma coisa... Fica para a próxima!
Akemi, espero estar à altura do desafio!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Com algumas alterações pontuais e sem as ameixas a minha receita é um saudável e delicioso:

Estufado mediterrânico

- 300 g de carne de porco (cozida ou assada – lombo) cortada em cubos- 1 dl de azeite- 1 cebola picada finamente
- ½ pimento verde
- ½ pimento vermelho
- 2 dentes de alho
- 150 g de ervilhas
- 150 feijão manteiga
- 1 courgette
- 1 tomate maduro (grande)
- 100 g de abóbora
- 100 g de chuchu
- 3 rodelas de alho francês
- 2 dl de vinho do Porto
- 1 folha de louro- 1 colher (café) de mostarda de Dijon- sal- Umas hastes pequenas de salsa q.b.Tinha umas sobras de carne assada (lombo de porco) e cortei tudo em quadrados pequenos.
Leve a cebola, os alhos, ao lume com o azeite até estarem macios. Adicione o tomate limpo de peles e sementes, um pouco de água e deixe levantar fervura. Adicione de seguida as ervilhas e o feijão (ambos caseiros e congelados logo após terem sido colhidos, por isso demorou mais tempo a cozer), a folha de louro, o alho francês. Deixe cozer durante 15 minutos e depois adicione os restantes ingredientes, e deixe cozinhar mais uns 10 minutos. Ao servir retire a salsa e deite num recipiente para ir à mesa.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Muitas vezes temos pão que fica duro e agora no Verão é complicado termos pão fresco em casa. Cá em casa gostamos de acompanhar as refeições com um pouco de pão e quando fazemos estufados, colocamos pedacinhos de torrada no molho... uma delícia. Estou sempre a fazer torradas e por isso deixo aqui uma foto desses "aproveitamentos".

7 comentários:

Isabel Salvador disse...

k delicia minha doce madrinha

ficou cá com um aspecto.........
qualquer dia tens de fazer para mim...
bjokas grandes

anna disse...

E viva a cozinha mediterrânica!!!
Está excelente este teu estufado...
Só a courgette e o chuchu não me convenceram a 100%...
Beijokas.

Romy Almeida disse...

com ameixas eu sem elas, ficou com uma aparência óptima ;-)

beijinhos

Akemi disse...

Querida Brites, muito obrigada pela participação! Adorei sua sugestão, aliás vinda da nossa amiga Elvira só pode ser comida gostosa! Virei mais vezes te visitar, posso? ;-)
Beijos e bom final de semana!

Natércia Ramalho disse...

Brites esse estufado me deichou com água na boca.um bjs Natércia...

Cris disse...

Eu fiquei com água na boca também, tenho umas sobras de carne de porco no freezer... com o friozinho aqui deve ser a receita ideal!

Pedroso disse...

Muito interessante o teu estufado mediterrânico. Tenho lá umas sobras de carne de porco... mas foi frita... Achei mesmo interessante...

Jinhos,

Paula