sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Rojões de S. Martinho

Pois, bem sei que ando arredada destas lides culinárias. Um pouco por tudo e tudo por nada... afinal, depois da decoupage, do feltro veio a pintura a sério. As aulas que frequento têm corrido tão bem que hoje trouxe o meu primeiro quadro. Uma natureza morta feita em pastel seco (uma espécie de giz)... estou muito orgulhosa, pois para quem não sabia nada de nada... ficou lindo!!! Escolhi um caixinho lindíssimo e...
Ei-lo!!!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


E como sou uma mulher de paixões o meu coração não aguenta tanta coisa e lá algumas coisas terão de ficar mais adiadas. E este meu blogue, de facto, anda um pouco atrasado em matéria de receitas.
No domingo de S. Martinho reuni a minha família cá em casa e fiz uma espécie de rojões assados com aquela parte da barriga de porco que tem umas costelinhas... adoro! O meu irmão então... nem se fala. Et voilá... aqui está um dos pratos mais apreciados cá em casa.
Beijinhos e visitem o meu
Flickr pois lá está parte da justificação da minha “preguiça culinária”. Beijinhos!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Rojões S. Martinho

Ingredientes:
1 Kg de lombo de porco
1 Kg de barriga (com osso)
5 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
1 colher ( sopa ) de pimentão
1 Kg de batatas novas
0,5 Kg de castanhas
sal e pimenta, cominhos

Confecção: Corte as carnes em pedaços grandes, de forma a que depois de cozidos os rojões tenham um tamanho de uma batata média. Tempere a carne já partida com sal, vinho, louro, pimentão, os dentes de alho cortados em fatias, pimenta e um a dois Knorr’s de carne e deixe ficar nesta marinada. Eu costumo fazer de véspera, mesmo à noite, e deixo macerar durante a noite dentro do frigorífico. Costumo tapar o recipiente com película aderente para que não deixe “sabor” nos outros alimentos.
No dia seguinte, ligue o forno entre 180º a 200º. Coloque a carne dentro de um recipiente de barro com alguma da marinada, regue com azeite e deixe assar até que a carne esteja tenra. Vá verificando o molho que a carne vai deitando e retirando-o da travessa, de forma a que a carne fique bem assada e com crosta.Leve a assar as batatas com algum do molho retirado da carne e deixe que as mesas fiquem bem assadas e com côr.
Depois de pronta a carne e batatas sirva de imediato na própria travessa.Como servi este prato no Domingo de S. Marinho, juntei algumas castanhas assadas. Acompanhei com um arroz de enchidos feito numa travessa de barro.



Mais algumas coisinhas:
Um quadro infantil feitos em decoupage com rebordo em EVA! Lindos!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

13 comentários:

risonha disse...

realmente já tinha muitas saudades de ver uma nova mensagem neste cantinho, mas estás desculpada pela tua ausência pois tens feito trabalhos lindos.
e esta receita como sempre é fantástica.
beijinhos para ti e para o Paulo.

paula disse...

ainda ontem te comentei que setia saudades dos teus etiscos e hoje....pumba uma receita de bradar aos ceus...

amiga tens uns trabalhinhos lindos

beijinhos

anna disse...

Que rico dia de São Martinho, com uns rojões destes... até me fazem crescer água na boca.
Estou apaixonada pela travessa/alguidar de barro onde fizeste o arroz...
Não podes desaparecer assim aos magotes, vá lá!!!
Beijinhos.

anna disse...

Sou eu, outra vez: esqueci de dizer que adorei o ursinho do laço azul...

Isabel Salvador disse...

k lindo quadro o paulo deve orgulhar-se muito pois eu orgulho-me já tenho saudades tuas não te tenho visto muito e tenho estado pouco tempo no nosso forum............k maravilha estes rojões.......bjokas

Natércia Ramalho disse...

Querida vai em frente se é isso que tu gostas eu sempre digo primeiro as primeiras coisas e quando a gente gosta temos que lutar por isso quando poderes colocas receitas esta é muito boa adorei.um beijo Natércia))Eu estou aqui minha linda sempre me deste força.

Gi disse...

Não conhecia este teu espaço :) Fiquei com água na boca. Também gosto de culinária. Sobretudo de inovar :)

Beijinhos

risonha disse...

querida, deixei-te um convite no meu blog, passa por lá para veres como é. beijos

Natural Naturalmente disse...

Quando era pequena (faz tempo...) havia uma revista que era "Mãos de fada" ao passear no seu blog, lembrei-me desta revista. Esta tudo lindo. Apetitoso e com certeza muito gostoso adoro rojões, mas amo de paixão batatas, as suas deram-me agua na boca.
bjs
NatualNaturalmente - Márcia
www.comernaturalmente.blogspot.com

Unknown disse...

Querida Brites
Muito obrigado pela sua visita ao mewu blog!
Já agora parabéns pelo seu quadro. Está muito bonito.
Quanto á carne, da próxima vez que a fizer, pode convidar-me... risos
beijinhos

Marizé disse...

Estou sem palavras!.....
Brites, que és uma cozinheira de mão cheia já eu sabia, mas estive a dar uma vista de olhos aos teus outros "lugares" e fiquei a morrer de amores pelo prato de vidro com rosas a preto e branco, e ainda...
a poesia.
Que bom conhecer-te és uma pessoa fantástica.

Beijocas

P.S. Rojões, gosto muito, nunca fiz mas quando fizer garanto que são estes.

Mais beijocas

anna disse...

Fiquei superfeliz com a tua visita ao meu blog...
Obrigada pelos comentários tão queridos que lá deixaste.
Tenho saudades!
Beijos grandes.

Unknown disse...

Minha querida Brites, é certo que as saudades são muitas, mas se é para andares ocupada assim com coisas destas (como sou curiosa fui logo cuscar no flickr Lol) então tás perdoada, porque pelo que vejo talento é coisa que não te falta, a ti e a toda a família pelo que parece! :) Não é que eu já não soubesse! :)))
Quanto a estes fantásticos rojões, tenho a dizer.te que adoooooro, e ainda mais por serem dessa parte com um pouco das costelinhas. Mmmmmm, sabes o que te vai acontecer um dia destes??? Um dia vais abrir a porta de casa e vais dar comigo a suplicar-te para me dares de jantar!LOL E já agora, quando isso acontecer, fazes por favor um daqueles pudins de coco que fazes tão bem??? Pleeeeaaase??? :DD Beijinhos enormes meus para ti e lambidelas do Haruki para toda a família!