A noite de S. João quer sardinhas e broa de milho. Mas há sempre aqueles gulosos que no final do repasto (bem regado) sempre gostam de um doce para acompanhar a jeropiga. Optei por fazer este bolo de manhã, coloquei-o no frigorífico até ao momento de sair de casa e foi um sucesso. Se o fizesse agora era capaz de o regar com uma calda de água, açúcar e limão com um gostinho de rum ou outro licor de forma a ficar mais húmido.
O amarelinho é autêntico: deve-se aos ovos caseiros!...
Ingredientes:
Massa:
6 ovos
250 g de açúcar
150 g de farinha
50 g de fécula de batata
50 g de margarina
1 c sopa essência de laranja
1 c café de fermento em pó
Sumo e raspa de meia laranja
Recheio:
10 gemas
2 dl de água
200 g de açúcar
1 casca de limão
Modo de proceder:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo firme, com umas pedrinhas de sal, e no final adicione 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as gemas com o açúcar restante e quando obter um creme esbranquiçado junte a margarina e o sumo e a raspa de meia laranja. Adicione a farinha em chuva com o fermento e envolva suavemente as claras. Leve ao forno , a 140º até estar cozido, em forma quadrada ou rectangular devidamente untada com banha e farinha.
Entretanto faça o recheio: separe as gemas das claras. Faça uma calda com o açúcar e a água, e deixe ferver durante 5 minutos. Um minuto antes deite a casca de limão e deixe ferver até ao final do tempo. Apague o lume e deixe a calda arrefecer um pouco.
Mexa as gemas suavemente para não levantar espuma, e adicione-lhes a calda de açúcar, em fio, de forma a que as gemas não cozam. Leve ao lume e deixe cozer até obter um creme espesso. Reserve.
Quando o bolo estiver cozido (espeta-se um palito e se sair seco está pronto), retira-se do forno e desenforma-se para cima de uma rede. Deixa-se arrefecer. Parta o bolo a meio, recheie as duas metades e polvilhe generosamente com amêndoa partida. Junte as duas metades barradas e proceda da mesma forma, barrando com doce de ovos e polvilhe com amêndoa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Hum...que bolo tão bonito e parece tão delicioso!!!
Vou guardar a receita.
Bjs
babei por completo carmenzita que delicia como sabes eu e os bolos temos uma relacao amor/odio rsss ora estou zangada com eles ora nao lhes resisto e acredita que se apanhase uma fatiazita deste teu bolinho nao lhe resistia nem sequer me fazia de dificil eheheh
vou experimentar brevemente
beijinhos
Amiga esses seus bolos fico doida tenho o seu de batata doce no meu blogo, e parece que não vou faltar com esse. um beijo Natércia...
Se eu continuar a andar pelos blogs de culinária, um destes dias já não passo as portas da casa! ;-D
madrinha k delicia de bolinho
k maravilha k tentação
bjokas grandes
VER ESTAS IGUARIAS A ESTA HORA TORNA-SE COMPLICADO A FOME JÁ VAI APERTANDO, JINHOS
Carmem, ovos moles são meu doce preferido. Este bolo me deixou aguada. Beijo.
estou a babar até agora com esta receita e com as fotos... parabéns amiga
Maravilhoso :-P
de facto os ovos caseiros são do melhor que há. Ficou lindo. Parabéns
Brites este bolo é de cortar a respiração. :)
Nunca me arrisco a fazer ovos moles porque tenho sempre medo de errar o ponto ideal mas vou seguir a sua receita e tentar mais uma vez.Bjs
Moro em Belém do Pará, no Brasil e tenho muita vontade de aprender a fazer as delicias de Portugal,Brites, vou fazer o bolo e depois eu lhe escrevo para dizer como foi.Se você puder mandar umas receitas dos doces portugueses eu agradeço de coração. Eu faço doces em casa e aqui tem familias portuguesas, mas não conheço é por isso que estou lhe pedindo. Meu e mail é liduquinto@oi.com.br. Fico grata pela atenção.
Liduina
a tua receita é optima ja experimentei facil e bom
beijinhos
Postar um comentário