segunda-feira, 25 de junho de 2007

Bolo com recheio de ovos moles e amêndoa

A noite de S. João quer sardinhas e broa de milho. Mas há sempre aqueles gulosos que no final do repasto (bem regado) sempre gostam de um doce para acompanhar a jeropiga. Optei por fazer este bolo de manhã, coloquei-o no frigorífico até ao momento de sair de casa e foi um sucesso. Se o fizesse agora era capaz de o regar com uma calda de água, açúcar e limão com um gostinho de rum ou outro licor de forma a ficar mais húmido.
O amarelinho é autêntico: deve-se aos ovos caseiros!...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ingredientes:

Massa:
6 ovos
250 g de açúcar
150 g de farinha
50 g de fécula de batata
50 g de margarina
1 c sopa essência de laranja
1 c café de fermento em pó
Sumo e raspa de meia laranja

Recheio:
10 gemas
2 dl de água
200 g de açúcar
1 casca de limão

Modo de proceder:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo firme, com umas pedrinhas de sal, e no final adicione 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as gemas com o açúcar restante e quando obter um creme esbranquiçado junte a margarina e o sumo e a raspa de meia laranja. Adicione a farinha em chuva com o fermento e envolva suavemente as claras. Leve ao forno , a 140º até estar cozido, em forma quadrada ou rectangular devidamente untada com banha e farinha.
Entretanto faça o recheio: separe as gemas das claras. Faça uma calda com o açúcar e a água, e deixe ferver durante 5 minutos. Um minuto antes deite a casca de limão e deixe ferver até ao final do tempo. Apague o lume e deixe a calda arrefecer um pouco.
Mexa as gemas suavemente para não levantar espuma, e adicione-lhes a calda de açúcar, em fio, de forma a que as gemas não cozam. Leve ao lume e deixe cozer até obter um creme espesso. Reserve.
Quando o bolo estiver cozido (espeta-se um palito e se sair seco está pronto), retira-se do forno e desenforma-se para cima de uma rede. Deixa-se arrefecer. Parta o bolo a meio, recheie as duas metades e polvilhe generosamente com amêndoa partida. Junte as duas metades barradas e proceda da mesma forma, barrando com doce de ovos e polvilhe com amêndoa.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

12 comentários:

Anônimo disse...

Hum...que bolo tão bonito e parece tão delicioso!!!
Vou guardar a receita.
Bjs

paula disse...

babei por completo carmenzita que delicia como sabes eu e os bolos temos uma relacao amor/odio rsss ora estou zangada com eles ora nao lhes resisto e acredita que se apanhase uma fatiazita deste teu bolinho nao lhe resistia nem sequer me fazia de dificil eheheh

vou experimentar brevemente

beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Amiga esses seus bolos fico doida tenho o seu de batata doce no meu blogo, e parece que não vou faltar com esse. um beijo Natércia...

Elvira disse...

Se eu continuar a andar pelos blogs de culinária, um destes dias já não passo as portas da casa! ;-D

Isabel Salvador disse...

madrinha k delicia de bolinho

k maravilha k tentação

bjokas grandes

Célia disse...

VER ESTAS IGUARIAS A ESTA HORA TORNA-SE COMPLICADO A FOME JÁ VAI APERTANDO, JINHOS

Cláudia A. disse...

Carmem, ovos moles são meu doce preferido. Este bolo me deixou aguada. Beijo.

risonha disse...

estou a babar até agora com esta receita e com as fotos... parabéns amiga

Romy Almeida disse...

Maravilhoso :-P

de facto os ovos caseiros são do melhor que há. Ficou lindo. Parabéns

Joaninha disse...

Brites este bolo é de cortar a respiração. :)
Nunca me arrisco a fazer ovos moles porque tenho sempre medo de errar o ponto ideal mas vou seguir a sua receita e tentar mais uma vez.Bjs

Anônimo disse...

Moro em Belém do Pará, no Brasil e tenho muita vontade de aprender a fazer as delicias de Portugal,Brites, vou fazer o bolo e depois eu lhe escrevo para dizer como foi.Se você puder mandar umas receitas dos doces portugueses eu agradeço de coração. Eu faço doces em casa e aqui tem familias portuguesas, mas não conheço é por isso que estou lhe pedindo. Meu e mail é liduquinto@oi.com.br. Fico grata pela atenção.
Liduina

Anônimo disse...

a tua receita é optima ja experimentei facil e bom
beijinhos