quinta-feira, 21 de junho de 2007

Croissants

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


2,5 kg de farinha
250 g açúcar
50 g de margarina
50 g de sal
125 g de fermento padeiro
Água q.b.
5 ovos inteiros
1 dl de leite
mel

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Comece por dissolver muito bem o fermento numa chávena com o leite morno e deixe repousar um pouco.
Peneire a farinha e coloque-a num recipiente, abrindo um buraco ao meio. Adicione o açúcar, a margarina amolecida, o sal e os ovos um a um e vá amassando, acrescentando água necessária para que a massa descole das mãos. Deixe a massa repousar e levedar o tempo necessário, num local quente e seco, cerca de 2 horas. Retire-a do recipiente e amasse-a novamente. Estenda a massa até que fique com cerca de ½ cm e vá cortando triângulos os quais enrola da parte maior para a mais pequena.
Leve-os a cozer ao forno a 180º e depois quando estiverem prontos, pincele-os com mel ou com açúcar em ponto, onde deixou ferver uma casca de limão.

Como sobraram alguns croissants, congelei-os em congelação aberta no primeiro dia e depois passei-os para um saco de congelação. Assim, sempre que a fome aperta sempre dá para matar a saudade.

De referir ainda um pequeno truque: sabemos quando a massa está levedada quando colocamos uma pequena bolinha de massa num copo com água e a mesma vem à tona. A massa está lêveda, como se diz na minha terra.

Na segunda vez que voltei a fazer croissants, em vez de pincelar com mel, fiz a seguinte calda de açúcar: 200 g de açucar, 1 dl de água, e foi a ferver pelo tempo suficiente para obter uma calda espessa, à qual acrescentei uma casca pequena de limão, no último minuto de fervura. Retirei do lume e acrescentei uma colher de sobremesa de mel, e com esta calda pincelei os croissants.

8 comentários:

Smas disse...

HUmmm!
Agora para lanche de meio da manhã ia mesmo bem!!!!
Devem ser deliciosos!

Natércia Ramalho disse...

Amiga pois só me faz malandrices com coisas tão boas.um beijo Natércia...

Elvira disse...

Ficaram bem bonitos!

Isabel Salvador disse...

mas k lindos croissants madrinha parabens bjokas muito grandes

para mim pode ser para ai 6 ou meia duzia

bjokas

risonha disse...

com esta receita e com todas as explicações que deste, já não há desculpa para não se fazerem croissants.. parabéns amiga, estão lindos.

Anônimo disse...

São bem parecidos, mas prefiro-os folhados.

A Pracinha da Avó disse...

Eu sou louca por croissants e gosto do aspecto destes...pelo que vou tentar fazer...também adoro cozinhar! É a minha terapia de relaxamento!

Parabéns.

Maria

sugar with cinnamon disse...

Depois desta receita, parabéns para a cozinheira, é que me vou aventurar!!!
Parbéns pela receita e pelo blog