sexta-feira, 27 de julho de 2007

Bolo de ameixas frescas, nozes e amêndoas

Fiz ontem este bolo já que as ameixas que tinha no frigorífico estavam quase a degradar-se. Devo dizer que adorei! É um bolo maravilhoso, fofinho e muito bom. A receita é da nossa querida Elvira e para ela vai o meu particular beijinho de agradecimento.

Nota: Como não tinha o peso total em amêndoas juntei miolo de noz. Delicioso!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ingredientes para 6 pessoas:

- 400 g de ameixas frescas
- 250 g de farinha para bolos com fermento*
- 200 g de manteiga amolecida
- 175 g de açúcar
- 100 g de amêndoa moída
- 50 g de amêndoa laminada
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- manteiga para untar
- açúcar para polvilhar

* ou 250 g de farinha + 2 colheres (chá) de fermento em pó
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma redonda (sem buraco) com papel vegetal e untar o papel com manteiga. Reservar.
Lavar e secar as ameixas. Eliminar os caroços e cortar as ameixas em gomos grossos. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Juntar os ovos um a um, sem parar de bater. Adicionar o leite e misturar. Juntar a baunilha, a farinha e a amêndoa moída. Bater muito bem.
Deitar metade da massa na forma e juntar os gomos de ameixa. Cobrir com a massa restante e polvilhar com as amêndoas laminadas.
Levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito ou uma lâmina fina. Retirar o bolo do forno e polvilhar com um pouquinho de açúcar.
Deixar amornar antes de desenformar. Desenformar delicadamente e eliminar o papel vegetal. Servir o bolo levemente morno ou frio.

16 comentários:

anna disse...

Que bom aspecto tem este bolo, Brites!
As ameixas e amêndoa devem fazer uma combinação surpreendente...
Jokas.

Elvira disse...

Eu não disse que era bom...? ;-)

Mais uma vez, fico feliz e lisonjeada por uma doceira de mão cheio como és apreciar as minhas receitinhas. :-)

Beijocas.

Agdah disse...

Menina, onde é que você arruma tanta receita de bolos e doces assim deliciosos?

Brites disse...

Obrigada minhas queridas!
As vossas comidas é que me deixam sempre muito tentada a repetir...
Beijinhos para todas!

DocesCozinhados disse...

É só receitas deliciosas!!!
Estás imparável Brites! Parabéns pelo bolinho que deve estar tão bommmm!

Isabel Salvador disse...

k maravilha madrinha k bolinho delicioso

parabéns bjokas muito grandes

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu vou fazer esse bolo no final de semana! Estou contando os minutos. Beijaooo, Brites! :-)

semente de sésamo disse...

Que maravilha... e a ideia de juntar nozes foi óptima...

Natércia Ramalho disse...

Brites mas que bolo você me atrai com esses bolinhos tão maravilhosos.um bjs Natércia))

Cláudia A. disse...

Ficou lindo e apetitosa Brites. Adorei.

Beatriz Belliard disse...

aiaiaiai, tenho que fazer tb, a aparencia dele esta de dar vontade de pegar uma fatia ! bjs

Célia disse...

Muito bom aspecto, com o calor que está não me apetece faze-los mas come-los dava-se um jeito rsss.

Cris disse...

Hum, fiquei imaginando, ameixas frescas bem docinhas... este bolo deve ser divino! Beijão e bom finde!

Romy Almeida disse...

Essa receita deve ser mesmo maravilhosa... quando a vi no blog da elvira fiquei fan...lol

tb a tenho na lista para testar ;-)

fatusca disse...

Brites este bolo deve ser uma DELICIA,Ja agora parabens tens ca umas receitinhas que me faz agua na boca,Beijinhos

Anônimo disse...

Minha Querida amiga :

Só te queria dizer que és de facto uma musa inspiradora... sempre gostei de cozinhar mas o jeito não era muito...começo agora a experimentar as tuas receitas e saí tudo uma maravilha. Experimentei esta e o bolo não durou para o dia seguinte...experimentei a receita das potas e todos adoraram.
Boas Férias e muitos muitos beijinhos

Sara