quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Mensagem de Natal
Desejo-vos um Feliz Natal, com tudo o que merecemos: Saúde, Paz, Amor, e algum dinheirinho para gastos ;)
Que 2008 seja próspero em sucessos pessoais e profissionais e muitas receitas deliciosas.
Adoro-vos.
Boas Festas!
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Salame de Chocolate
A minha mãe confirmou esse hiato quando viu a sobremesa: “Salame? Há imenso tempo que não fazias isto... quando estudavas era quase todos os dias!” Um exagero dela, mas na verdade era das sobremesas mais comuns lá em casa e que por ser tão fácil e rápida, sempre nos deixava fazer sozinhos.

Salame de Chocolate
Ingredientes:
1 pac. Bolacha Maria
100 gr manteiga
2 colheres sopa açúcar
2 colheres sopa cacau
1 colher de sopa de Brandy oy Whisky
2 ovos
Modo de proceder:
Parte-se a bolacha aos pedacinhos muito pequenos.
Derrete-se a manteiga. Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até obter uma massa homogénea e suave. Adicionam-se os restantes ingredientes e no fim a bolacha.
Deita-se dentro de uma folha de papel de alumínio, enrola-se e vai ao congelador até à hora de servir.
Desta vez, servi gulosamente com um gelado de caramelo.

Aqui vão algumas coisinhas mais recentes:
Uns corações que fiz em especial para os meus Formandos.
Deixaram saudades...

terça-feira, 27 de novembro de 2007
Consomé de carne e legumes
Foi a pensar nesses "dias futuros" que ontem preparei um “manjar”... para mim claro! Como é conhecido adoro ossos de suã, e já publiquei aqui a minha receita. Como quis aproveitar o caldo restante, lá fiz esta sopa deliciosa!..
Afinal, quem não gosta de sopa da aldeia? Tomara eu ter aquelas panelas que fazem sopa a fogueira, em tripé... Aí delirava!
Bem... estive “vai-não-vai” para tirar outra foto pois achava que iria causar “má impressão” com esta. Mas é assim: aqui em casa não temos cerimónias com os amigos, e por isso... cá vai a foto do meu prato.

Consomé de carne
1 Kg de ossos de suã
1 cebola
2 batatas médias
1 cenoura
250 gr. de abóbora
100 gr de alho francês
2 chuchus
100 gr. de mistura de vegetais para sopa
Lavam-se muito bem os ossos e levam-se a cozer na panela de pressão com uma cebola, e meio caldo de carne, durante 15 minutos.
Depois de cozidos, retiram-se e côa-se o caldo. No mesmo se juntam todos os vegetais e deixa-se cozer mais 10 minutos. Depois de cozidos, ralam-se com a varinha mágica.
A sobremesa foi uvas com tangerinas...adoro!

Espero, sinceramente, não estar a abusar da vossa paciência para as fotos dos meus trabalhos. Tenho o Flickr é certo. Mas adoro repartir o que tenho e como adoro estes trabalhos, sinto-me muito bem a partilhar estes pequenos trabalhos convosco.
Esta é uma série de vazinhos que ando há uns tempos para acabar. São pequeninos e servem para prender fotos. Tudo foi pintado à mão por mim, já que sou adepta e completamente fã da "técnica country".
Espero que gostem.


sábado, 24 de novembro de 2007
Fatias douradas
E vi num Blogue que visito diariamente estas fatias feitas pela minha querida Carfra. Bem..., andei dias a desejar estas fatias (!!!) e como estou completamente proibida de comer fritos, achei que deveria levar estas fatias ao forno. Não pensei mal e o sabor deu bem para me tirar o desconsolo com que andava. Quem não caça com cão....
Adorei!
Afinal o Natal é quando uma "mulher desconsolada" quiser ;) :D

A receita da minha querida Carfra:
Ingredientes:
Pão rijo
ovos batidos
leite
óleo para fritar
canela e açúcar
Modo de proceder:
Corta-se o pão, passa-se no leite (eu costumo a adoçar o leite das rabanadas e destas fatias), depois nos ovos e vai a fritar. Depois é só polvilhar com canela e açúcar.
Mais uns quadros giros ;)




São quadros de 20X20... a imagem é péssima pois dá a ilusão de serem mais compridos em cima do que em baixo... a culpa é toda minha que não soube captar as imagens como querida! sorry!
Bolo de côco
Bem hajam!
Este é um dos meus bolos preferidos e só adiciono côco porque o Paulo gosta imenso de bolos com côco. Então é um "dois em um"...
...como nós, aliás!

Bolo de Côco
Ingredientes:
4 ovos
6 colheres de açúcar
1 chav. de café de leite condensado
6 colheres de côco
6 colheres de farinha
1 colher de café de fermento
Modo de proceder
Pré-aqueça o forno a 150º.
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo bem firme. Pode adicionar 1 a 2 colheres de açúcar depois de estarem bem firmes.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e esbranquiçada. Adicione o leite condensado e de seguida o côco. Se necessário adicione 1 a 2 colheres de sopa de leite.
Adicione a farinha, o fermento e depois as claras batidas.
Leve a cozer em forma untada com banha ou margarina.
Mais uns quadros que fiz para crianças.



sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Rojões de S. Martinho
Ei-lo!!!

E como sou uma mulher de paixões o meu coração não aguenta tanta coisa e lá algumas coisas terão de ficar mais adiadas. E este meu blogue, de facto, anda um pouco atrasado em matéria de receitas.
No domingo de S. Martinho reuni a minha família cá em casa e fiz uma espécie de rojões assados com aquela parte da barriga de porco que tem umas costelinhas... adoro! O meu irmão então... nem se fala. Et voilá... aqui está um dos pratos mais apreciados cá em casa.
Beijinhos e visitem o meu Flickr pois lá está parte da justificação da minha “preguiça culinária”. Beijinhos!



Rojões S. Martinho
Ingredientes:
1 Kg de lombo de porco
1 Kg de barriga (com osso)
5 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
1 colher ( sopa ) de pimentão
1 Kg de batatas novas
0,5 Kg de castanhas
sal e pimenta, cominhos
Confecção: Corte as carnes em pedaços grandes, de forma a que depois de cozidos os rojões tenham um tamanho de uma batata média. Tempere a carne já partida com sal, vinho, louro, pimentão, os dentes de alho cortados em fatias, pimenta e um a dois Knorr’s de carne e deixe ficar nesta marinada. Eu costumo fazer de véspera, mesmo à noite, e deixo macerar durante a noite dentro do frigorífico. Costumo tapar o recipiente com película aderente para que não deixe “sabor” nos outros alimentos.
No dia seguinte, ligue o forno entre 180º a 200º. Coloque a carne dentro de um recipiente de barro com alguma da marinada, regue com azeite e deixe assar até que a carne esteja tenra. Vá verificando o molho que a carne vai deitando e retirando-o da travessa, de forma a que a carne fique bem assada e com crosta.Leve a assar as batatas com algum do molho retirado da carne e deixe que as mesas fiquem bem assadas e com côr.
Depois de pronta a carne e batatas sirva de imediato na própria travessa.Como servi este prato no Domingo de S. Marinho, juntei algumas castanhas assadas. Acompanhei com um arroz de enchidos feito numa travessa de barro.
Mais algumas coisinhas:
Um quadro infantil feitos em decoupage com rebordo em EVA! Lindos!


Pudim de leite condensado

Pudim de Leite Condensado
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
5 gemas
Misture bem todos os ingredientes e leve a cozer em forma untada com caramelo durante 1h15m.
Eu tenho usado as latas de leite condensado da Top Budget que compro no Intermarché pois são maiores e dá na medida exacta para os gulosos que, como eu, adoram este pudim!..
Mais um miminho...

(prato em decoupage)

(prato em decoupage revestido a papel de arroz e pintado em dourado)
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Frango panado no forno
Numa dessas fugidas, fiquei impressionada com uma receita de frango que a Romyzinha (como lhe chamo com todo o carinho) fez e nunca mais a dita cuja me passou da ideia. Hoje de manhã descongelei parte de um frango caseiro que aqui tinha e lá fiz a receita da minha querida Romy.
Não fiz com arroz de cenoura mas um arroz simples aproveitando a água da cozedura do frango. A única alteração que fiz ao frango foi colocar uma mistura de ervas para salada no pão ralado. Simplesmente divinal.
É tão bom, mas tão bom que quero repetir no domingo com a visita dos meus pais aqui a casa!
Romyzinha, obrigada, minha querida! És linda!

Ingredientes:
1 frango
1 cenoura grande
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro sal e pimenta
Para panar...
Pão ralado
Mistura de ervas para saladas
Queijo ralado
1 a 2 ovos
Modo de proceder:
Fazer um refogado com uma cebola média e azeite. Adicione água, louro, alho e um Knorr de frango e o frango inteiro coberto de água e com todos os temperos acima referidos. Deixar cozer cerca de 15 minutos. Retirar do caldo e deixar amornar. Partir em pedaços. Colocar os pedaços num refractário untado com azeite, depois de passados por ovo batido, pão ralado com a mistura de ervas aromáticas e queijo ralado.
Levar ao forno a 200º previamente aquecido, cerca de 30 minutos ou até dourar.

Mais uns miminhos...
Um miminho em Eva

Enviei a uma Amiga Surpresa de um blogue amigo:

Alguns feltros:






E o meu primeiro prato em decoupage:

A parte de trás

sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Ervilhas com chouriço e ovos escalfados
Há uns tempos atrás em conversa com uma amiga minha falávamos dos "pratos à moda antiga". E este surgiu na conversa e no meu paladar. Adorei fazer por ser tão simples e saboroso.
Ingredientes:
1 cebola pequena
2 dentes da alho
2 dl de azeite
1 folha de louro
¼ de chouriço tradicional
2 chavenas de ervilhas
1 chavena de couve lombarda
1 tomate
¼ Pimento Vermelho em tiras
2 ovos
Confecção:
Faça um refogado com a cebola, alho e azeite. Quando a cebola estivar lourinha adicione água, sal e ¼ de krorr de legumes e deixe levantar fervura. De seguida junte um tomate limpo de peles e grainhas, pimento vermelho, folha de louro, ervilhas, chouriço, couve lombarda e deixe cozinhar tudo em lume brando. Dois minutos antes de desligar o lume e de servir abra os ovos e com cuidado deite-os para dentro do estufado sem mexer. Deixe acabar de cozinhar os ovos por mais 2 a 3 minutos. Poderá salpicar com salsa e sirva de imediato.
E ainda... e porque a minha vida está iluminada por muitas côres (literalmente) pintei e fiz decoupage nuns vasos de barro que umas alunas minhas trouxeram para as aulas. Eis o resultado.
Mais abaixo dois quadros também feitos por mim, por recurso à decoupage e pintura.
Um miminho para vocês feito por mim.
Beijinhos
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Quiche à Valenciana e mais qualquer coisa....
Estive ausente por quase um mês por motivos profissionais e também de lazer.
Passo a explicar: meti-me em aulas de artes decorativas um pouco “naquela” de passar algum tempo aprender coisas novas e acabei por me apaixonar pela decoupage e pelo feltro, cujos trabalhos são essenciais para a minha serenidade mental neste momento. Não esqueci a cozinha, mas aproveito todos os segundos que tenho ora para pintar, ora para decorar os feltros, ora para pesquisar na internet moldes, idéias, etc.
Sei que este meu Blog é de culinária mas não posso deixar de mostar-vos algumas fotos dos meus trabalhos, pois quero partilhá-los convosco com muito carinho.
Deixem-me só fazer um especial agradecimento à Risonha que me nomeou para um passa tempo, mas que ainda não tive oportunidade de responder. Outro beijinho especial para a Zete que me fez acordar deste meu sonho e lembrar-me que há muito não vinha aqui falar convosco. Em breve vou visitar-vos pois ando com imensas saudades vossas! Beijinhos!

Quiche à Valenciana
Ingredientes:
Salsichas com presunto
Delicias do mar
Azeitonas
Espinafres
Tomate
Pimento verde
Chouriço de carne
Salsa picada
Ovo
Leite
Farinha
Queijo ralado
Sal
Pimenta
Confecção:
Misture todos ingredientes cortados em pedacinhos muito pequenos envolvendo-os com ovo mexido para que fique uma massa homogénea, verta para dentro de um tarteira forrada com massa para piza. Faça um bechamel com o leite a farinha e um pouco de manteiga e coloque por cima do preparado. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º pré-aquecido.
Bom apetite.
Agora... as minhas paixões...